A harmonização orofacial é uma área ainda recente, mas tem ganhado cada vez mais adeptos. Não é de hoje que estudamos proporções faciais, entendendo que não basta ter um sorriso funcional quando se pode ter um sorriso harmônico utilizando técnicas como: toxina botulínica, preenchimento facial, lipo de papada e bichectomia.
Botox®
A toxina botulínica, mais conhecida como “Botox®” é uma das principais técnicas utilizadas na estética orofacial. Quando as pessoas ouvem falar em toxina, pensam logo em tratamento para rugas e linhas de expressão, mas, além disso, sua aplicação é usada para outros tratamentos, como: sorriso gengival (pacientes que expõem muito a gengiva), bruxismo, para fins terapêuticos no alívio de cefaleias e em associação a tratamentos de dor muscular.
O tratamento é simples e seguro, com alto grau de satisfação. Além disso, é reversível, seu efeito dura em torno de seis meses e precisa ser realizado periodicamente.
Preenchimento facial
Preenchimento facial com ácido hialurônico é um método já consagrado para quem deseja esconder as marcas do tempo.
O procedimento é indicado para rugas estáticas (marcas profundas presentes na face independente das expressões faciais) reestruturando as formas e o contorno do rosto.
Bichectomia
Consiste na retirada do corpo adiposo (bola de gordura) localizado entre a mandíbula e maxila, chamado Bola de Bichat, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem bochechas grandes e volumosas, e melhorando as mordeduras na parte interna da bochecha. É o famoso “efeito blush”.
A cirurgia dura em torno de 40 minutos a 1 hora, sob anestesia local, com um corte de 1 cm. Quem morde as bochechas com frequência, criando aftas na boca, pode estar precisando deste procedimento.